Essa Categoria-escola já ocupa a lacuna entre as categoria brasileiras de monopostos.
A Fórmula Academy Sudamericana, com sete provas em território brasileiro, terá uma etapa também no Uruguay. O objetivo da categoria é garantir o próximo passo na carreira dos pilotos recém saídos do kart.
Ela competirá nos circuitos de Interlagos/SP, Cascavel/PR, Londrina/PR, Curitiba/SP, Campo Grande/MS, Velo Cittá/SP e de Montevideo/UY.
A Categoria traz os monopostos já conhecidos do automobilismo brasileiro, parecidos com os já usados na Fórmula Futuro e na Fórmula 4 sul-americana, porém com muito mais desenvolvimento tecno e aerodinâmico. Seus carros têm os padrões de tecnologia e segurança europeus e norte-americanos e são construídos pela Signature, seguindo os padrões da FIA.
Seu chassi Signatech é feito de fibra de carbono, com gaiola, tanque de combustível, cintos e sistema de prevenção contra incêndios fabricados na Europa e Estados Unidos. O motor de 1.8 litro e 16 válvulas tem 160 HP, cárter seco, injeção eletrônica e acelerador eletrônico, acoplado à uma transmissão SADEV de cinco velocidades sequencial, também de fabricação francesa, são o aperitivo para esse contato com carros de monoposto.
Uma grande novidade na categoria é o formato das provas que passará por vários autódromos do país. Muito semelhante aos eventos do automobilismo norte-americano, a Fórmula Academy Sudamericana trouxe como prometido um novo e inteligente conceito para o público que curte as emoções de disputas em alta velocidade.
Além da veiculação da corrida no canal BandSports, na programação de algumas provas da Fórmula Academy Sudamericana a Linardi Sports promoveu uma série de atrações para toda a família e amigos do aficionado em esporte a motor. “Nosso projeto tem como base a promoção da corrida como um evento de entretenimento nos mesmos moldes do automobilismo norte-americano.”, conta a Linardi Sports.
O formato dos finais de semana contam com treinos livres e classificatórios, além de duas corridas. O grid da segunda prova tem os seis primeiros colocados na primeira com inversão de posições. O sistema de pontuação segue o critério da Fórmula 1: 1º-25 pontos, 2º-18, 3º-15, 4º-12, 5º-10, 6º-8, 7º-6, 8º-4, 9º-2, 10º-1 ponto. A melhor volta e o pole position de cada corrida recebem um ponto também.
More Stories
Como é o programa de jovens pilotos da F1 ?
Bertoldi Racing Kart
O Kart evolui com a Telemetria