Com a FIA querendo proibir o design do espelho da Ferrari antes da próxima corrida, Charlie Whiting explicou exatamente o que há de errado com eles.
A participação da Ferrari foi desastrosa no Grande Prêmio da Espanha, com provavelmente a coisa mais memorável sendo a introdução de seus controversos retrovisores no equipamento Halo. Embora tecnicamente legal, a FIA está pronta para banir o design para a próxima corrida da temporada de 2018 em Mônaco, as desentendimentos sobre o assuntos estão latejantes nos bastidores da Fórmula 1.
Charlie Whiting explicou que o problema vem da equipe supostamente estar tentando usar o posicionamento dos retrovisores, como elemento aerodinâmico:
“Há uma interpretação liberal da palavra “montagem”. É assim que eles se tornam legais porque não há lataria permitida na área. A interpretação depende se pensamos que é uma montagem ou não. De alguma forma, achamos que não, então vamos tomar alguma ação. Se fosse uma clara violação dos regulamentos, eles não teriam permissão para usá-lo aqui. Mas vamos esclarecer isso para todos.”
Sebastian Vettel afirmou que o objetivo principal de reposicionar os espelhos foi para melhorar a visibilidade.
Whiting também disse que se a Ferrari aparecer em Mônaco com o mesmo design, haverá um problema com a legalidade, embora ele espere que o esclarecimento deixe claro que a Ferrari terá que alterar seu design:
“É só uma questão de interpretação. Eu duvido que eles estariam lá se não houvesse uma vantagem aerodinâmica mensurável. Hoje em dia, um pequeno detalhe já gera um considerável resultado.
Por mais desonesto que pareça, a ideia de bani-lo não é confortável. Afinal, inovações simples como essa são o tipo de coisa que muitos de nós gostamos na Fórmula 1 e, com os regulamentos se tornando cada vez mais restritivos, eles estão se tornando cada vez mais raros.”
Quaisquer micro ganhos da Ferrari gerados pela implantação de novos equipamentos aerodinâmicos não se comparam aos ganhos que se espera encontrar em Mônaco quando os compostos regulares da Pirelli forem utilizados novamente. Os compostos do pneus mudaram um pouco para o Grande Prêmio da Espanha, mas as melhores equipes certamente voltarão à disputa quando os compostos usuais da Pirelli forem retomados.
More Stories
Como é o programa de jovens pilotos da F1 ?
Bertoldi Racing Kart
O Kart evolui com a Telemetria