Motorsport Marketing | Telemetria | Equipe de Kart

A Fórmula 2 já contará em 2018 com o dispositivo Halo

Não é apenas a Fórmula 1 que contará com o dispositivo Halo no próximo ano, os novos carros de Fórmula 2 também irão instalados.

O fabricante de chassi da Fórmula 2, a Dallara, está apresentando um novo carro para a temporada de Fórmula 2 de 2018, sendo exposto ao meio automobilístico de competição já neste fim de semana em Monza.

O novo chassi foi configurado para se assemelhar mais aos carros Fórmula 1 atuais, com design mais agressivo e motores turbo alimentados.

Algumas vertentes mais tradicionais do automobilismo consideram que a instalação do dispositivo de segurança Halo desvirtua a essência do esporte, não o tornando tão popular, mas será uma tendência natural de segurança e sim, não são apenas os carros de Fórmula 1 que os terão no próximo ano, mas os carros da Fórmula 2 também.

O diretor de corrida da Fórmula 2, Laurent Mekies, relatou as razões por trás da introdução desse sistema de segurança, dizendo que o pedido para a Fórmula 2 implantar o Halo em 2018 veio diretamente do próprio Jean Todt, atual presidente da FIA e ex dirigente da Scuderia Ferrari.

” Sempre consideramos que a maioria dos desenvolvimentos devem passar primeiramente pela Fórmula 1 e campeonatos mundiais de primeira linha, porque é onde fazemos a Intelligence & Development na maioria das vezes, na sequência gerando o efeito em cascata para as outras categorias, normalmente um, dois ou três anos depois.”

Então, em todos os aspectos, é uma viabilização com tempo muito escasso. O presidente da FIA solicitou empenho extremo para a implantação do Halo porque sentiu que o sistema deveria ser implantado ao mesmo tempo na Fórmula 2 e na Fórmula 1 protegendo-os ao mesmo tempo de qualquer possível incidente. Portanto, será implantado o mais rápido possível, a fim de viabilizar o campeonato de 2018.

Laurent Mekies também menciona que basicamente o Halo deve ser introduzido agora porque os carros da Fórmula 2 estão na fase de desenvolvimento para 2018 e não incorporá-lo agora poderia significar perder a chance de implanta-lo, pois o dispositivo não pode ser adaptado no carro de 2017.

Há um efeito positivo na rápida implantação do sistema porque você define o novo padrão e é isso que os fãs querem ver, novidades.

A julgar pela reação do anúncio que a Fórmula 1 fez sobre a implantação do sistema de segurança Halo, não estou inteiramente certo de que os fãs vão querer ver o Halo em carros Fórmula 2, mas não há dúvida de que é bom ver a FIA primeiramente levando a segurança a sério. Dada a quantidade de acidentes acontecidos na Fórmula 2, acredito que a introdução será ainda mais importante do que na Fórmula 1.

O Halo esta sendo exibido nesta segunda quinzena de agosto não sendo o design final e para a Fórmula 1, o modelo do carro ainda não foi totalmente finalizado.