Motorsport Marketing | Telemetria | Equipe de Kart

A pior penalidade já praticada a um piloto de Fórmula 1

Como muitos, Niki Lauda também se manifestou que ficou incomodado com a decisão do corpo técnico da Fórmula 1 de penalizar Max Verstappen.  A última e fantástica ultrapassagem de Verstappen para o terceiro lugar sobre Kimi Raikkonen foi transformado em um dos momentos mais tristes ​​da temporada. Os comissários analisaram a ultrapassagem e decidiram que ele cortou caminho ao passar pela zebra e lhe deram um “time penalty” de cinco segundos, e essa decisão acabou dividindo o mundo da F1. Mesmo integrantes de equipes rivais disseram que ele não deveria ter sido punido. 

O campeão Niki Lauda de três campeonatos mundiais é alguém com quem deve se considerar a opinião, além dele ser absolutamente imparcial quanto a penalização de Verstappen. Ele disse: “Esta decisão é a pior que já vi. Ele não fez nada de errado. Nós somos pilotos de corrida, não estamos em uma rua ou rodovia. É ridículo destruir o esporte com esse tipo de decisão”. Embora Verstappen tenha infringido alguma regra, cortando caminho e ganhando vantagem, Lauda argumentou que as linhas brancas não significavam nada e que, se as autoridades do esporte não quiserem pilotos inteligentes que se adaptem a competição, eles deveriam colocar medidas físicas no lugar para evitar isso. “Charlie Whiting argumenta o tempo todo que há linhas brancas e você não pode pilotar sobre elas, mas por que não se é possível? Construa uma parede lá se quiser. Enquanto houver um circuito tradicional, você pode usá-la. Uma linha branca não é um limite. Concordamos com isso tudo, o ano passado tudo estava de acordo. E agora nós tomamos essa decisão. Eu acho que está completamente errado “. Esse é foi o apelo de Lauda! Mas ele ainda é um piloto de coragem e ele quer ver corridas boas e divertidas sem interferências dos outros.

Mark Webber também não se aguentou com a penalidade de cinco segundos dada a Max Verstappen por passar Kimi Raikkonen. Uma das razões pelas quais Mark Webber era tão popular quando ele era um piloto de F1 era porque ele era sempre muito determinado. Após a corrida, ele estava falando através do Canal 4 como comentarista da fantástica ultrapassagem de Verstappen em Raikkonen e, como muitos, ele não concorda com a decisão de penalizá-lo. Mas ele fez isso de uma maneira tipicamente Mark Webber e simplesmente disse que “foi uma decisão de merda” na TV ao vivo.

Temos que considerar as normas de segurança, mas não podemos inibir atitudes geniais, pois são elas que trazem a emoção ao esporte!