O cenário brasileiro das categorias de fórmula dá sinais de retomada com vários projetos. De um lado, as máquinas de campeonatos extintos aceleram no Fest Fórmula Brasil, parte da programação da LDA, em Interlagos, num conceito open. De outro, novas séries aparecem como opção para quem sai do kart ou, sem ambição de carreira internacional, quer acelerar nos monopostos.
A mais nova iniciativa é a da Fórmula Delta, projeto encabeçado pelo piloto e empresário gaúcho Mauro Kern, com suporte da Mitsubishi Motors Brasil. O carro da categoria é o primeiro no Brasil a oferecer a proteção do Halo. Fabricado pela Minelli, ele é uma evolução do chassi M3, com maior proteção no cockpit; aerodinâmica inédita e soluções de monopostos de categorias maiores. A motorização é o quatro cilindros 2.0 Mivec da Mitsubishi, com 185cv e restritor de ar. O câmbio, sequencial, é de produção própria. O conjunto vem encarando uma bateria de testes de desenvolvimento e ajustes.
O objetivo é contar em 2020 com um calendário composto por oito rodadas duplas, não só no Velo Città (circuito do Grupo Souza Ramos, que representa a casa dos três diamantes no país), mas também em Interlagos e Londrina, além de outras possibilidades. A categoria será lançada oficialmente em dezembro de 2019.
More Stories
Como é o programa de jovens pilotos da F1 ?
Bertoldi Racing Kart
O Kart evolui com a Telemetria