Elas podem ser incrivelmente frustrantes, estamos agora bem na parte da temporada em que a McLaren-Honda usou toda a alocação de componentes do motor e as penalidades de grid são praticamente certas para a equipe no resto da temporada.
Podemos pensar, “penalidades de grid, todos são a favor!”. Afinal, o que é mais divertido do que alguém ter que largar lá no fundo do pelotão e vir buscando colocações!
Exceto que não é tão bom. Na verdade é frustrante para o piloto, e para alguns fãs pode ser visto como imoral. Por que os pilotos são punidos por falhas mecânicas que não têm nada a ver com eles? Como um piloto pode perder 10 lugares quando só se qualificaram 18? Não podem encontrar outra maneira de penalizá-los?
O grande ponto de colisão sobre as penalidades de grid é que eles punem o piloto por algo sobre o qual eles não têm controle. Mas, como diz o ditado, “vencer com a equipe, perder com a equipe”.
Pense no sentido inverso. Sempre que um piloto é penalizado com um “drive-through” por causar um acidente ou algo assim, não custa apenas ao piloto, isso também custa à equipe. Devemos procurar formas de substituir as penalidades por erros de pilotagem de uma forma que não custe à equipe por algo que não tem controle? Não. Então, por que a preocupação unidirecional sobre proteger os pilotos de coisas que não são culpa deles? Eu sei que o foco é principalmente no indivíduo na Fórmula 1, mas isso não impede de ser um esporte onde a equipe é um grande elemento de competição.
Então, como você encontra uma penalidade mais justa para as equipes que usam muitos motores ou câmbios? Você não pode. Não há realmente outra penalidade que possa ser aplicada que tenha mais sentido do que o que atualmente temos.
A punição mais frequente para as quebras e falhas mecânicas é punir as equipes, tornando a corrida uma loteria e na maioria dos casos alcançando menos pontos no Mundial de Construtores. Porém isso não é tão contundente para uma equipe como a Mercedes ou Ferrari, que pode facilmente recuperar essa perda no restante do campeonato.
Mas se uma equipe com menor “budget” como a Sauber, perder pontos árduos de se conquistar no Mundial de Construtores, poderia ser literalmente preocupante. Poucos pontos já podem praticamente salvar o time de um colapso.
Entendo também que é frustrante quando um piloto roda na qualificação e acaba começando no final do grid, porque eles precisavam de uma nova estratégia de corrida, que nem sempre eficaz. Porém se cada piloto fosse justamente recompensado com base em sua própria performance individual, então o esporte não seria tão emocionante, não é? Essa imprevisibilidade é parte do que faz Fórmula 1 e todas as competições a motor ser tão excitante e imprevisível.
As penalidades de posição no grid por problemas técnicos do carro, poderiam ser compensadas com multas monetárias, que seriam demasiadamente baratas comparando o desgaste de impacto de marca causado por uma colocação inferior no grid.
Tenho certeza de que há uma solução melhor para o problema, mas eu suspeito que esteja em algum lugar na própria raiz das regras do motor da Fórmula 1, o que, em si, vai contra a natureza do esporte como uma fórmula protótipo. Quero dizer, as equipes estão sendo convidadas a desenvolver e empurrar constantemente sua tecnologia, ao mesmo tempo em que assegurem que elas funcionem com um nível extremamente alto de confiabilidade. Isso deve exigir uma quantidade extraordinária de testes e trabalhos de desenvolvimento, que não podem ser baratos. E não está cortando os custos toda a razão porque nós temos essas regras em primeiro lugar?
Talvez uma opção seja apenas acabar com o limite de motores e câmbios e permitir que as equipes usem tantos quantos quiserem ao longo de uma temporada. Isso aumentaria o orçamento das equipes, a critério de cada uma, mas também descartaria a necessidade de se ter um sistema de penalidade para quando os componentes se quebram. Esse é um cenário altamente improvável, então, embora haja um limite, penso que as penalidades de grid são o único impedimento viável contra essas situações.
More Stories
Como é o programa de jovens pilotos da F1 ?
Bertoldi Racing Kart
O Kart evolui com a Telemetria