No cenário automobilístico o piloto é o protagonista deste segmento esportivo, mas por mais que se prepare fisico e mentalmente, ele depende da tecnologia empregada em seu equipamento e do profissionalismo de sua equipe.
Mas, você já se perguntou alguma vez se: você está onde está hoje porque buscou ativamente seu desenvolvimento e objetivo ou reagiu passivamente às condições que lhe foram expostas durante sua carreira?
A verdade é que ser protagonista da própria carreira é uma coisa tão óbvia quanto rara nos dias de hoje.
Não se trata de ser refém de suas conquistas, mas de algo muito mais sutil: trata-se de olhar para trás e conseguir enxergar com clareza como se chegou a sua posição de carreira atual.
É bem verdade que, da maneira dinâmica e tecnológica que o segmento automobilístico de competição atua nos dias de hoje, o conceito de “desenvolvimento de carreira” ficou um pouco ultrapassado. Mas, as vezes forças intangíveis atuam para impulsionar nossa carreira, sendo difícil determinar o tamanho da influência que fatores externos, principalmente o apoio de patrocinadores, podem exercer sobre o desenvolvimento e sucesso profissional.
Porém essa imprevisibilidade da carreira profissional não é necessariamente ruim, vejo até como um filtro importante para que se privilegie e se destaque os pilotos profissionais dos amadores.
Para ter uma carreira de sucesso, não só se deve ser um piloto exímio e instintivo, mas também entender a estrutura de seu equipamento e ter a devida sensibilidade para assessorar sua equipe nos ajustes finos que diferenciam sua performance e pilotagem.
Vivemos hoje em um ponto de transição entre os “ultrapassados” segmentos de carreira com promoções de categoria determinadas pela performance do piloto, em uma relação quase escalar, e o radicalismo dos que pulam etapas (categorias), por serem diferenciados. Esses pontos de transição são sempre incondicionais.
As confederações e federações têm papel fundamental nessa equação. Foi-se o tempo do determinismo, hoje o piloto precisa ser a própria bússola de seu protagonismo e da sua própria carreira.
More Stories
Como é o programa de jovens pilotos da F1 ?
Bertoldi Racing Kart
O Kart evolui com a Telemetria